sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Engasgamento


Geralmente os engasgamentos  são gerados através das vias  aéreas (nariz, garganta e traquéia) com ajuda dos alimentos.
O alimento pode provocar uma obstrução parcial ou total, na primeira a vítima consegue até a falar e tossir, já na total a pessoa não consegue ter nenhum tipo de reação.

Sinais e sintomas do engasgamento

  • Tosse
  • A vítima agarra a garganta com as mãos
  • Cianose (cor da pele cinzenta ou azulada)
  • As veias do pescoço ficam dilatadas
  • Perda da consciência

Engasgamento primeiros socorros

Se os sinais do engasgamento forem de obstrução ligeira, a vítima deve manter a calma e tentar tossir. Outros métodos para se livrar desse mal é outra pessoa, sem ser a vítima aplicar 5 pancadas na região inter-escapular, colocar a vítima de lado e rapidamente com a mão apoiar sobre o tórax inclinando para frente de uma forma que facilite a saída do alimento engasgado.
Ao iniciar a compressão abdominal, coloque a vítima com os dois braços sob a parte superior do abdômen e inclinada para frente, em seguida feche o punho e coloque entre o umbigo e a parte inferior do centro das costelas. Já a outra mão deve agarrar o punho e fazer um movimento para cima e para trás, esse procedimento deve ser feito cinco veze em seguida.
As pancadas devem ser alternadas com as compressões até que o alimento engasgado saia ou a vítima fique consciente. Se isso não ocorrer, deve colocar a vítima no chão e ligar para o resgate. Caso tenha uma formação inicie um suporte básico de vida (massagem cardíaca e respiratória boca a boca).

Primeiros socorros para crianças de até um ano

  • Deve colocar a criança de cabeça para baixo sobre o antebraço, com sua mão que esta segurando a criança levante a cabeça e abra a boca dela para permitir que o alimento saia e não volte para a garganta. Pode dar pancadas secas na região dos ombros, e observe se o alimento sai.
  • Lembre-se na hora de dar à pancada deve ter um cuidado dobrado para não machucar a criança.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog.

    Continue atualizando as informações e utilize-o como mais uma fonte de dados para sua profissão.

    Prof. Enir

    ResponderExcluir